top of page

Textos de Minha Autoria

Dez Razões pelo Qual eu Sou Católico

  1. Linha Reta de São Miguel

Uma das coisas que me fazem ter fé na Igreja Católica Apostólica Romana é a linha reta de São Miguel. Foi por lembrar da existência dela que fez com que logo após eu pensar em abandonar a Fé em 2023 (ou 2024, pois não me lembro exatamente), no mesmo dia, não a abandonasse.

A linha reta de São Miguel é uma linha imaginária que conecta seis santuários católicos apostólicos romanos, dedicados ao arcanjo São Miguel e um que está numa das pontas, a Nossa Senhora do Carmo. Havendo portanto sete santuários alinhados no mundo. Os santuários foram criados em momentos diferentes da história e estão em países diferentes, entre eles quatro construídos em ilhas.

Os santuários são:

1º — Skelling Michael (Irlanda)

2º — Saint Michael’s mount (Inglaterra)

3 — Mont Saint-Michel (França)

4 — Sacra di San Michele (Itália)

5- Santuário do Monte Sant’Angelo (Itália)

6 — Mosteiro de Symi (Grécia)

7 — Mosteiro do Monte Carmelo (Israel)

 

Constatei a existência desses santuários usando o Google Earth e notei que a linha é realmente reta e perfeita. Pessoalmente creio que esse é um sinal de Deus para a conversão do mundo e honra ao arcanjo responsável por combater Satanás e seus demônios que tanto fazem mal à humanidade, tão amada por Deus.

Os milagres como os da canonização de santos também me ajudam muito a permanecer na Fé católica, algo que deveria ser muito mais usado na evangelização e é negligenciado por muitos católicos que não os divulgam como poderiam ao meu entender, não fazendo, por exemplo, um site sobre os milagres das canonizações.

Milagres eram sinais que Jesus já fazia para a conversão das pessoas quando andava na Terra, por que então não os mostram melhor?

 

2. Cura de Um Cego Que levou a Canonização da Irmã Dulce dos Pobres

A história do milagre responsável pela canonização da Irmã Dulce dos Pobres aconteceu em 2014 no Brasil. José Maurício Moreira, de Salvador (Bahia) já estava se acostumando com a cegueira total que tinha devido ao glaucoma. Mas como ele relata no SantoFlow Podcast, por sentir dor forte nos olhos devido a uma conjuntivite bacteriana, não estava conseguindo dormir, pediu intercessão da irmã Dulce colocando uma imagem dela que ganhou de sua mãe na região dos olhos, pedindo que a dor que ele sentia fosse aliviada e também uma boa noite de sono. Na hora ele bocejou e já agradeceu ao sono.

De manhã depois de acordar, a esposa do Maurício pediu para ele colocar compressa de gelo nos olhos, pois ela estava preocupada pelos olhos dele estarem inchados. Ele percebeu então, numa das vezes que estava colocando a compressa nos olhos, que estava começando a enxergar porque a “nuvem” que era a cegueira que ele tinha começou a se dissipar até que em semanas o miraculado voltou a enxergar totalmente, mesmo tendo glaucoma num nível em que não é possível enxergar devido ao fato de ele não ter mais os nervos ópticos, pois ele tinha 90% dos nervos ópticos muito comprometidos e com escavação total. O olho do Maurício que estava pior foi o primeiro que voltou a enxergar. O milagre foi muito bem investigado e pela Igreja, tornando com a aprovação o “Anjo Bom da Bahia” (Irmã Dulce), Santa Irmã Dulce dos Pobres.

3. Cura dos Olhos da Minha Mãe Com Água Benta

Minha mãe havia derrubado cloro puro nos olhos e me pediu água benta, mostrando como os olhos dela estavam vermelhos. Dei a ela, portanto, um pouco de água benta que eu tinha numa garrafa, colocando-a num recipiente com água que ela estava segurando. Minha mãe então passou a água benta nos olhos e os olhos dela ficaram bem.

No dia seguinte, ela me mostrou os olhos dizendo que se esqueceu de me contar que eles tinham ficado bem após passar água benta, e eu fiquei surpreso porque os olhos dela estavam sem irritação alguma e fazia relativamente pouco tempo após ela ter me mostrado os olhos muito irritados.

4. Milagre de Hiroshima

No dia 6 de agosto de 1945, data em que a Igreja celebrava a festa da Transfiguração, os Estados Unidos da América, lançaram sobre a cidade japonesa de Hiroshima a primeira bomba atômica da história numa guerra, provocando a morte instantânea de 80 mil pessoas, mas cujo o número chegaria mais tarde a 140 mil, devido ao efeito da radiação. Mas no centro de Hiroshima, onde caiu a bomba Little Boy, havia uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção, sendo esse edifício um dos poucos que ficaram de pé após a explosão (apesar de danificado). Lá estavam abrigados na casa paroquial quatro sacerdotes jesuítas, sendo eles: Hugo Lassalle (superior no Japão), Hubert Schiffer, Wilhelm Kleinsorge e Hubert Cieslik. Eles sobreviveram e não sofreram efeito algum provocado pela radiação, mesmo depois de anos. O Pe. Hubert Cieslik escreveu em um jornal que somente sofreram pequenos ferimentos por causa de estilhaços, mas nenhum efeito da radiação, nem perda de audição ou qualquer outro dano aconteceu nos sacerdotes. Pe. Schiffer no Congresso Eucarístico na Filadélfia relatou sua história e disse que os quatro jesuítas ainda estavam vivos e sem nenhuma doença. Eles foram examinados por dezenas de médicos por cerca de 200 vezes ao longo dos anos, mas nunca encontraram qualquer evidência de radiação. Padre Schiffer também escreveu o livro “O Rosário de Hiroshima”, onde relata tudo o que ele vivenciou. Eles associam o livramento e a saúde à vivência da mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

Infelizmente eu não li ainda o livro para saber mais detalhes, por ele não estar disponível no Brasil, mas segundo um vídeo de entrevista que assisti, um dos sacerdotes disse que eles não sofreram pela radiação e socorreram pessoas que estavam precisando de ajuda.

5. Livramento do Prof. Felipe Aquino e Indicação da Proteção de Maria

O professor Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, conhecido como Prof. Felipe Aquino é doutor em engenharia mecânica e famoso escritor e missionário católico brasileiro. Conforme ele contou numa postagem numa rede social e em um vídeo especial de natal da Brasil Paralelo cujo testemunho está disponível no YouTube, em um dia de 1994 quando estava saindo da universidade onde dava aulas de física espacial e indo para casa, ele entrou na via Dutra, num fim de tarde durante uma chuva forte. E nesse momento um caminhão atravessou a estrada, fazendo com que o Prof. Felipe Aquino freasse.

Mas atrás do carro dele havia outro caminhão, dessa vez um cheio de ladrilhos que deu uma pancada tão forte no carro dele que o banco do carro em que estava quebrou bastante fazendo-o ficar deitado dentro do mesmo.

Há um detalhe: no dia anterior um porteiro da universidade chamado Arno, deu ao Prof. Felipe Aquino um adesivo de Nossa Senhora a pedido de sua esposa que acompanhava o professor pelo rádio. Ao receber o adesivo, o professor sentiu uma alegria tão grande que tirou no mesmo momento o papel do adesivo e o colou embaixo do vidro retrovisor de seu carro e disse para o Arno:

— Arno, diga a sua esposa que Nossa Senhora está aqui.

Quando o acidente aconteceu, o carro do Prof. Felipe Aquino virou 180º e o jogou para o acostamento, ao invés de lançá-lo nos outros carros que vinham na frente ou no próprio caminhão. O carro deu perda total, mas Prof. Felipe Aquino saiu do automóvel que estava todo amassado.

Pessoas que moravam perto de onde aconteceu o acidente foram até o Prof. Felipe Aquino e uma delas perguntou “como é que você não morreu?” e ele mostrou um terço que estava em sua mão. A polícia o levou ao hospital achando que ele estava todo quebrado, mas na realidade conforme o próprio Prof. Felipe Aquino testemunhou, ele não sofreu nem um arranhão e por causa desse livramento, o Monsenhor Jonas Abib disse a ele:

— Felipe, Deus está te dando uma sobrevida para você trabalhar para Ele.

6. Providência Divina e Santa Gemma Galgani

Certo dia, eu pedi para a secretaria da igreja que colocasse a intenção “em honra a Santa Gemma Galgani” e outras intenções para uma missa. Como não leram a intenção citada na missa, mas leram as outras intenções que coloquei, em outro dia fui até a secretaria da igreja com o livro “Diário” de Santa Gemma e pedi novamente que ela colocasse a intenção e avisei sobre não terem lido.

Mesmo sem saber se foi à secretária que não colocou o nome ou a pessoa que leu quem não falou, eu levei o livro para mostrar que a santa realmente existe, para o caso de a secretária não conhecer Santa Gemma e aproveitei para visitar Jesus Eucarístico na capela do Santíssimo. Lá e decidi abrir o diário de Santa Gemma para ler alguma parte para agradar Jesus, mas me surpreendi com o que estava escrito. Estava escrito algo como “você meu deu seu coração, agora eu quero a sua vontade” e naquele momento eu entreguei a minha vontade a Deus.

Ao sair da capela do Santíssimo eu ouvi o som de choro, então notei que havia um homem num dos bancos da frente da igreja e me aproximei dele. Lá eu perguntei o motivo de ele estar chorando e ele me respondeu: “depressão”.

Eu disse a ele que eu também tenho transtorno mental e citei a esquizofrenia e a ansiedade, revelando que sinto uma sensação ruim na cabeça e mostrei o papel de uma consulta psiquiátrica agendada que eu tinha comigo, pois eu tinha ido passar em consulta psicológica no CAPs e a psicóloga marcou uma consulta com o psiquiatra de lá (algo muito incomum, pois o meu psiquiatra era particular).

O homem me perguntou então o que era CAPs e isso me surpreendeu. Ele segurou o papel e o leu, eu dei então o número de telefone que estava no papel rasgando-o e expliquei a ele que é comum na igreja oferecer os sofrimentos a Deus e que Santa Gemma Galgani e os pastorinhos de Fátima ofereciam seus sofrimentos a Deus e mostrei o livro “Diário” de Santa Gemma a ele explicando que era importante oferecer os sofrimentos pela salvação e bem das pessoas. Primeiro por si mesmo e depois para os outros e falei que era importante se confessar, e ele disse que já havia se confessado recentemente.

Então o homem que estava chorando respondeu que havia se confessado recentemente e olhando para o crucifixo ao saber que é importante oferecer os sofrimentos, olhou o crucifixo que estava no alto e disse como numa cena dramática de filme: “Senhor, eu te ofereço todo esse sofrimento!”.

Não sei se ele entrou em contato com o CAPs para passar numa consulta psiquiátrica, mas ao menos ele ofereceu grandes sofrimentos a Deus, tendo se confessado recentemente. Além disso, ele pode ter buscado tratamento, mesmo que particular. Creio que essa providência divina de me usar, foi também um sinal de que Deus via minha dedicação a Ele, mostrar que eu estava no caminho certo e assim me incentivar e minha fé, se não naquela época, creio que para outros momentos da vida que passei e poderei passar, e para que eu testemunhasse esse acontecimento pelo bem de outras pessoas.

7. Sinal Físico do Espírito Santo

Em 2025 eu pedi para o Espírito Santo que é o consolador (lembro que disse até isso nas orações daquele momento) me dar um sinal, se fosse da vontade de Deus e não fosse errado pedir esse sinal, sobre Ele estar cuidando de mim e que me ama e também pelo que me lembro sobre as minhas confissões estarem de acordo com o agrdo de Deus, e também que isso seria bom para aumentar a minha fé, não tanto para aquele momento, mas para que eu evitasse de a perder no futuro.

Lembro que pedi para que o sinal fosse algo palpável pois tenho esquizofrenia e eu poderia interpretar coisas erradas que não são sinais de Deus e a buscas por sinais. Por isso falei que o sinal poderia ser relacionado a materialização de algo físico, tendo em vista que eu assisti a um vídeo no YouTube sobre materializações na Igreja Católica e eu tinha fé que Deus poderia fazer isso.

Não muito tempo depois mas em outro dia, após me confessar eu estava indo para o Santíssimo rezar, então eu vi no chão como que um card que parecia um ímã de geladeira mas sem o imã, em que na ilustração havia uma pomba com o escrito “Espírito Santo, iluminai-nos com Vossos dons!” . Como eu não sabia se era de alguém, coloquei o objeto na porta da igreja, para alguém ver. Quando voltei depois de rezar, o objeto não estava mais lá.

Num dia próximo, quando eu fui para a missa em outra igreja da cidade, ao lado do lugar em que eu costumava sentar, bem perto de onde sento para participar da missa, no chão estava o mesmo objeto ou um idêntico ao que vi quando me confessei. Eu então coloquei o “card” sobre o Espírito Santo no banco porque não queria correr o risco de pegar para mim algo que poderia ser de outra pessoa que talvez procuraria por aquilo.

Para ter certeza que poderia ser um sinal de Deus direcionado a mim, eu olhei de onde estava para ver se havia outros objetos do tipo na igreja, mas não encontrei outros. E apesar de achar que aquele poderia ser um sinal para mim, somente em outro dia que eu me lembrei da oração que eu tinha feito sobre o sinal que pedi ao Espírito Santo e eu creio que esse foi o sinal.

8. O Sinal de Reparação na Estátua de Cristo Crucificado

Nos primeiros dias de carnaval, no mosteiro do respeitado e piedoso Instituto Hesed, a tinta de uma estátua de Jesus Cristo crucificado, começou a soltar a tinta, como se o sangue de Jesus estivesse saindo naquele momento. Uma irmã entrou em contato com o artista que criou a imagem e postou o áudio da resposta dele. Ele falou que não tem explicação a tinta sair, que isso nunca aconteceu e que a tinta só sai com solvente ficando dias colada na mão.

A irmã que gravou o vídeo falou que o que houve com a imagem soa ao coração como um chamado a reparação aos pecados cometidos no carnaval.

9. Melhora do Bem Estar Após Comungar

Certo dia, eu fiquei irritado, para evitar um pecado de outras pessoas e isso fez minha ansiedade aumentar e fez com que eu me sentisse mal. Fui então me sentindo mal à missa e no momento da comunhão em estado de graça, eu que não esperava melhorar na missa, senti um grande alívio do sofrimento que eu estava sentindo.

Por melhorar repentinamente bastante do sofrimento fiquei surpreso e entendi que Deus que é bom viu a minha boa intenção, me consolou e curou.

10. As Aparições de Marianas de Lourdes e o Milagre de John Traynor

Em Lourdes (França), no 11 de fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous, uma garota de quatorze anos, que era humilde de caráter e pobre financeiramente, intelectualmente e de saúde, foi com a irmã mais nova e uma amiga buscar lenha. Elas tiveram que atravessar um pequeno córrego próximo de um rio. E após tirar a primeira meia para atravessá-lo, sentiu uma rajada de vento e olhou para o lado contrário da gruta de Massabielle mas notou que não havia vento, pois as árvores estavam imóveis.

Mesmo achando estranho o que aconteceu, a garota tirou a segunda meia e sentiu novamente uma rajada de vento e agora sim, olhou para a gruta e viu que no nicho dela começou a brilhar. Então nela apareceu uma moça, bastante jovem vestida de branco com um manto que vai da cabeça até os pés, com uma faixa azul na cintura, um rosário dourado e duas rosas douradas ou amareladas nos pés.

A moça sorriu, então Bernadette buscou nos bolsos o terço para rezar e após pegá-lo não conseguiu mexer os braços. Entretanto, Nossa Senhora fez o sinal da cruz e nesse momento, Bernadette Soubirous conseguiu também fazê-lo e ambas rezaram.

A moça que apareceu no nicho da gruta era a Virgem Maria e ela passava com as mãos todas as contas, mas não mexia os lábios enquanto rezava. Após terminar de rezarem, a vidente de Nossa Senhora se sentiu revigorada e atravessou o córrego, mas sentiu que a água que disseram estar fria estava quente e ela então pegou feixes de lenha sem ficar com a respiração ofegante por causa da asma que tinha.

Bernadette sabia que a moça que aparecia para ela deveria ser do Céu, mas não sabia quem ela era com certeza. Por isso ela a chamava de “bela dama” ou “bela senhora”.

Não acreditaram em Bernadette, ao ponto de baterem nela. A garota foi interrogada por pessoas, mas sempre foi sincera nas descrições e sem floreamento algum. E muitas pessoas começaram a ir com a adolescente na gruta para acompanhar os êxtases religiosos dela.

Bernadette certa vez segurou uma vela acesa, mas apesar de ela escorrer na mão da garota, ela não sentiu dor.

Médicos pegaram o braço dela para ver no pulso se os batimentos cardíacos e eles estavam normais e sua respiração era calma e seu semblante era calmo e belo.

Certo vez, Nossa Senhora disse a Bernadette:

“Não te prometo fazer-te feliz neste mundo, mas sim no próximo.” — E ela sofreu bastante enquanto viveu na Terra.

Nossa Senhora disse na oitava aparição:

“Penitência! Penitência! Penitência! Ore a Deus pelos pecadores! Vá beijar a terra como penitência pelos pecadores!” — E Bernadette beijou a terra.

Sobre a nona aparição, Bernadette relatou:

“Ela me disse para ir beber da fonte (…). Cavei a terra e encontrei apenas um pouco de água barrenta. Na quarta tentativa consegui beber. Ela também me fez comer uma erva que estava perto da fonte, depois a visão sumiu e eu fui embora”. E nessa ocasião pessoas acharam que ela estava “louca”, mas ela obedeceu a prática da penitência “pelos pecadores”.

 

Em outra aparição, a Virgem Maria revelou a Bernadette quem era dizendo:

 

— Eu sou a Imaculada Conceição.

 

Após a aparição em que Maria Santíssima revelou quem era, Bernadette correu para a casa paroquial para contar ao pároco de Lourdes quem era a Bela Senhora, repetindo no caminho “Imaculada Conceição”, para se lembrar, pois não conhecia o termo, cuja origem é o dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854 (quatro anos antes).

Bernadette se tornou freira e foi proclamada santa em 8 de dezembro de 1933 (festa da Imaculada Conceição) e a gruta de Massabielle se tornou fonte de milagres.

O MILAGRE DE JOHN TRAYNOR

A Igreja por prudência estudou milagres de Lourdes rigorosamente e aprovou como digno de fé somente 71 milagres até o momento, apesar de muito provavelmente terem acontecido muitos outros milagres verdadeiros em Lourdes. Um caso que me dá muita fé é a do ex-combatente militar da Marinha Real Britânica, John Jack Traynor.

Ele foi ferido em combate no dia 8 de outubro de 1914 perto de Antuérpia (Bélgica) ficando inconsciente por cinco semanas, mas que após se recuperar continuou a lutar. John então foi atingido por tiros de metralhadora em 8 de maio de 1915 durante a Batalha de Galípoli (atual Turquia).

De acordo com o relatório do CTS, “ele foi ferido na cabeça e no peito, enquanto uma bala atravessou a parte interna do seu braço direito e se alojou sob a clavícula”. Assim seu braço ficou paralisado.

John Traynor passou por inúmeras cirurgias malsucedidas e começou a sofrer de frequentes crises epilépticas graves. Por isso um cirurgião de Liverpool tentou fazer uma cirurgia em seu cérebro mas ele ficou pior, pois John ficou com paralisia parcial em ambas as pernas e uma placa teve que ser inserida em seu crânio que ficou com um orifício de 2,5 cm.

O artígo do CTS descreve sua condição de paciente incapacitado e incurável:

“O resultado de todos os seus esforços e exames foi provar que ele estava completa e incuravelmente incapacitado. Incapaz de ficar de pé ou andar, sujeito a frequentes crises epilépticas, com três feridas abertas, uma delas na cabeça, sem a capacidade de sentir ou mover o braço direito dilacerado e enrugado, ele era de fato um desastre humano.”

Traynor quis fazer uma peregrinação à Lourdes, mas sua família, amigos, um padre e também médicos tentaram o dissuadir a ir, tremendo que ele não sobrevivesse à viagem. Mas vendo sua determinação, sua esposa o apoiou e vendeu algumas joias para pagar a viagem. Assim John se juntou ao grupo de peregrinação e foi a Lourdes após passar por uma piora de sua condição de saúde durante a viagem.

Os peregrinos do grupo ficaram seis dias em Lourdes e John Traynor foi várias vezes ser imerso nas águas de uma piscina com a água da fonte milagrosa que surgiu com a penitência de Santa Bernadette Soubirous. No quarto dia, ele se banhou novamente na piscina com a água da fonte e foi para a tradicional procissão eucarística de benção aos doentes. Foi aí que aconteceu o milagre. Desse modo relatou John Traynor ao Padre O’Connor:

“Meu braço direito, que estava inerte desde 1915, estava violentamente agitado. Rompi as bandagens e me benzi — pela primeira vez em anos.”

Ele sentiu que conseguia andar, mas percebeu que ainda era dolorido e difícil. Acharam então John estava delirando e por isso o drogaram e o colocaram na cama.

No dia seguinte, John Jack Traynor levantou-se da cama e se ajoelhou para terminar de rezar o terço. Depois, ele foi até uma imagem de Nossa Senhora. Seus cuidadores foram atrás dele, mas ao vê-lo se ajoelhar recuaram. Em seguida, John foi até outra estátua do outro lado da Praça do Rosário para agradecer a sua cura.

Muitas pessoas que estavam em Lourdes ficaram interessadas na história de John Traynor e no mesmo dia em que ele andou perfeitamente, foi examinado por três médicos que prestaram depoimentos.

O Padre O’Connor, sobre o milagre de John Traynor reproduziu em seu artigo:

1. Ele pode andar perfeitamente;

2. Ele recuperou o uso e a função do braço direito;

3. Ele recuperou a sensibilidade nas pernas;

4. A abertura em seu crânio diminuiu consideravelmente.;

5. Não houve mais crises epilépticas.

  • Vários não católicos que acompanharam seu caso de perto se converteram ao catolicismo.

  • John voltou a sustentar sua família, num trabalho que exercia esforço físico.

  • Ele voltou a Lourdes anualmente como voluntário para ajudar trabalhando como maqueiro.

  • Em 7 de julho de 1926, John Jack Traynor foi ao Bureau des Constatations Médicales para fazer o relatório oficial sobre sua cura milagrosa.

  • Traynor nomeou uma filha que teve, com o nome Bernadette.

  • Ele faleceu no dia 8 de dezembro de 1943, dia da Imaculada Conceição.

Sobre Rotina

Uma rotina leve de manhã pode organizar o resto do dia.

O Pensamento de Grupo e o Monopólio das Palavras

 

As palavras equidade e empatia não podem ser usadas somente para defender a esquerda ou a direita política, mas para defender a justiça nas diversas áreas da vida. Também digo que nem sempre a maioria tem razão e nem sempre a minoria tem razão. Além do mais, é errado defender a direita ou à esquerda com o pensamento de grupo (também chamado de pensamento de manada), ao invés de pensar o que concorda e o que discorda no próprio posicionamento político e também no pensamento contrário. Não sei bem sobre a palavra equidade, mas muitos da direita rotulam quem usa a palavra “empatia” como sendo alguém da esquerda, deixando assim o monopólio da palavra para a esquerda e até há quem aja de maneira insensível por julgar pessoas com transtornos mentais que pedem empatia ou as que falam sobre “gatilho emocional” como sendo da esquerda ou que estariam fazendo “mimimi” e não ajudam tais pessoas, mas fazem ao invés disso injustiça e falta de misericórdia e caridade (justiça e misericórdia andam juntas).

É certo sim estar em grupos de pessoas que pensam como nós, mas não devemos defender algo porque a maioria dos que pensam parecido está pensando, mas por nós mesmos, nem podemos se queríamos sermos justos, não usar palavras que são muito usadas por um grupo que pensa diferente, porque o outro grupo tem o monopólio da palavra.

A Paixão Desordenada e a Ordenada

A paixão pode cegar, mas a lógica geralmente vem mesmo que fracionada após um tempo e é importante ver a lógica verdadeira, não falsas criadas por sentimentos ou pensamentos desordenados (seja por erro pessoal ou pela circunstância de miragem). Por outro lado, se a paixão mesmo que intensa for ordenada, ela pode levar a grandes feitos e virtudes.

O Sentido da Vida

O sentido da vida é ser fiel a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo ou como Jesus amou e salvar almas, mesmo as das pessoas mais pecadoras para o Céu, pois Deus ama a todos. Não é à toa que todas as pessoas são vocacionadas à santidade. 

Interceder, ter gestos concretos de caridade e evitar o pecado é amar e buscar a santidade. 

Jesus com seu infinito amor sofreu e morreu para nos salvar do pecado e assim podermos entrar no Céu para estar com santos, com os anjos e com Ele que venceu a morte e ressuscitou para nos mostrar que é Ele é o Caminho a Verdade e a Vida, o Sentido da Vida.

Contra o Esoterismo

Um cristão não pode se envolver com o esoterismo (astrologia, numerologia, “lei do retorno”, etc...), veja o que a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica dizem:

 

Bíblia (há outras passagens do tipo):

“Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus”. – Deuteronômio 18:9-13

 

“Abandonaram todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus e fizeram para si dois ídolos de metal na forma de bezerros e um poste sagrado de Aserá. Inclinaram-se diante de todos os exércitos celestiais e prestaram culto a Baal. Queimaram seus filhos e filhas em sacrifício. Praticaram adivinhação e feitiçaria e venderam-se para fazer o que o Senhor reprova, provocando-o à ira.” – 2 Reis 17:16-17

 

Catecismo no número 2116:

“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos “médiuns”, tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.”

Juízo Errado Sobre Doentes

​​

​Pessoas confundem estar enfraquecido por uma ou mais doenças com ser uma pessoa fraca ou incompetente para cuidar de si, quando a pessoa já faz seu melhor e isso é revoltante, pois é injusto.

Cuidado sobre dar a quem não te entende a oportunidade de te ajudar sobre o que não entende, pois a pessoa poderá (com muito probabilidade disso acontecer) te fazer mal ou tentar te ajudar com algum mal conselho para o seu caso, mesmo que com boa intenção. Ou então te desprezará por te julgar errado, ou se afastar.

​"Não deis aos cães o que é sagrado, nem vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem e voltando-se contra vós estraçalhem" - Mateus 7, 6

Não Podemos Ter Tudo o que Desejamos

Se quisermos ser bons, temos que aprender que não podemos ter tudo o que queremos, mesmo que seja fácil e aparentemente belo ter algo que não convém. 

Foi por querer e buscar algo belo (o fruto proibido) que não convinha, que Eva pecou e levou Adão a pecar, inserindo assim o pecado original responsável por tantas infelicidades e tragédias temporais e eternas ao longo da história.

Por exemplo, um homem que está em um relacionamento, mas traiu a esposa com alguém, coloca em risco a própria alma e a da pessoa que levou ao pecado e ainda pode levar a parceira com quem estava se relacionando a desenvolver algum transtorno mental como a depressão e ele próprio um sentimento de remorso imenso, algo que nesse caso pode ser curado através da confissão onde o pecado é perdoado e da mudança de vida.

A Bíblia diz em I Coríntios 6, 12: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.”

A Depuração da Alma e a Compreensão de Deus

O pecado entra rápido na alma, mas a depuração (purificação) da mesma que se dá através da vontade de se afastar das ocasiões de pecado se afastando por exemplo de músicas indecentes que moldam a personalidade e portanto o estado da alma, leva tempo, não por ser difícil se afastar das más influências mas pelas consequências delas. A perfeição deve ser buscada e se dá pela perseverança, mas não se preocupe, todos estamos vulneráveis ao pecado e Deus entende isso, então se pecar confesse e tente novamente com amor e devoção seguir em frente e a medida do possível ser melhor. A santidade se alcança pela perseverança e com boas influencias na Terra com amor e devoção, e no Céu quem se salvar terá a recompensa da perfeição, da plena pureza e de ver os resultados de suas boas ações, como as pessoas que ajudou a salvar para a glória da paz e felicidade eternas com Deus o sublime bem e a sublime paz que nos conhece e nos ama.

Cuidar da Própria Vida

​Muitas pessoas tendem a pensar que quem sofre de saúde mental não cuida da própria saúde e não tenta melhorar e o conselho dessas pessoas mesmo elas também tendo algum transtorno mental é um estorvo por tentarem forçar a pessoa a melhorar julgando que elas já não tentam o melhor que podem. O pior é que insistem no erro ao afirmarem que quem sofre é quem erra e também usam o métrica da vida delas na de outras pessoas que estão piores que elas. Eu não digo “cuida da sua vida” porque acho a frase grosseira mas essas pessoas talvez entenderiam a realidade de que elas são quem estão erradas com essa frase. Bloqueei outro dia um amigo do X porque ele ficava insistindo para eu tentar ficar bem e eu respondia que já tentava mas ele sempre comentava que eu deveria evoluir e quebrar a cara para aprender e ele não deveria tentar interferir. Eu sei sobre minha vida e minhas dificuldades e eu nunca pensei que sofreria tanto e seria tão incapacitado. Eu tento ficar bem melhor o melhor que posso e busco isso com dedicação e sabendo das minhas limitações que outros não sabem.

Beleza Verdadeira

De nada adianta ter beleza no corpo físico e tentar preservá-la se a pessoa não tentar preservar e melhorar a beleza da alma. É necessário ter beleza interior estando com o bem e sendo do bem, tendo em vista a conquista da santidade e do Céu. Então, consequentemente por amor, levar também outras pessoas ao Céu, onde seremos santos e portanto puros e belos por inteiro, com Deus que é Santo e Sublime.

Santo é um pecador que nunca desiste.

São João Paulo II

  • Instagram
  • Youtube
bottom of page