top of page

Textos de Minha Autoria

O Amor Existe: Olhe para o Céu já na Terra

 

Existem instituições caritativas e trabalho voluntário como as instituições ACN e a ACESAC da Igreja Católica e de leigos católicos como as casas pró-vida como a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada e o Projeto Manjedoura do projeto Mãe do Infinito Amor, há os santos que eram pessoas empáticas, as almas do Purgatório que intercedem, religiosos como o Padre Léo, os religiosos da Missão Eucarística Voz dos Pobres e o Frei Gilson e leigos que escolhem serem celibatários como o Professor Felipe Aquino que revelam caridade o amor desinteressado, até o próprio fato de muitos católicos tentarem viver a castidade inclusive os casados já revela amor.
A Igreja Católica é a maior instituição de caridade que existe, mas existem outras religiões também que fazem trabalho caritativo e muitas pessoas, mesmo ateus e agnósticos escolhem serem gentis e bondosos conforme entendem a realidade, pois essa é a natureza humana. Muitos se sacrificam pelo próximo tendo empatia e existem pessoas honestas, no sustento de suas famílias, na escolha e mudança de profissão, no querer comungar somente em estado de graça para não ofender a Jesus Eucarístico, as pessoas que fazem atos de desagravo a Deus que se fez homem e morreu por nós com morte de Cruz, existiram e ainda existem os mártires como os Santos Apóstolos, Santa Joana D’Arc, Santas Perpétua e Felicidade, São Paulo Miki e companheiros mártires, Santo André Kim Taegon e companheiros mártires, e em desagravo a Imaculada Virgem Maria como faziam os Santos Francisco e Santa Jacinta Marto (pastorinhos de Fátima), o povo japonês que são muito prestativos e pacificos, alguém que tenta salvar vida do suidlo como uma japonesa que me tocou muito com a maneira de ser e agir dela em um experimento social em que ela não sabia que estava sendo filmada (outros também também tentaram ajudar) o ator sem saberem que era atuação) ou a resolver outros problemas como fazia Santo Tomás de Aquino e Santa Irmã Dulce dos Pobres, Santa Gemma Galgani e São João Paulo II. Existem ordem religiosas católicas muito austeras como a Ordem de São Bruno (Ordem dos Cartuxos) cujos membros sofrem bastante pelo próximo e a Deus com amor desinteressado e nem mesmo no caso deles tem o nome numa lápide após o falecimento, por causa da regra da ordem.

O mundo jaz no maligno como disse Jesus Cristo e a Igreja ensina sobre o pecado original que distorceu a natureza humana, mas ela é ordenada e embelezada pela Fé com seus ensinamentos como o das virtudes e pela caridade, portanto há muitas pessoas com diferentes níveis de maldade e também diferentes níveis de compreensão do bem, você tem que ver o que há de bom nas pessoas nem que em alguém consiga ver somente a beleza física, pois a beleza é obra de Deus assim como tudo o que há de bom e portanto ordenado.

Jesus disse para sermos sal da terra e luz para o mundo que precisa de nós, como imitadores d’Ele que é a Luz do Mundo e Príncipe da Paz.

Um exemplo foi a professora Heley de Abreu que se lançou sob chamas tendo 90% do corpo queimado e faleceu para salvar pessoas…

Nem todos conseguem ajudar da maneira esperada, mesmo tendo amor. Nem todos receberam amor adequadamente para doa-lo adequadamente, nem boa educação ou boas influências… Portanto se o bem existe o amor também e vice-versa. Claramente existe o amor, beleza, as virtudes, o amor e o heroísmo nesse mundo desatino, basta lembrarmos do bem em nós e no próximo ao invés de ter os olhos focados no mal. Olhe para o bem do Céu já na Terra.

Sobre Rotinas

Uma rotina leve matinal pode ajudar todo o dia que não precisa e muitas vezes nem deve ter uma rotina tão elaborada quanto a da manhã, mesmo a da manhã sendo leve.

O Pensamento de Grupo e o Monopólio das Palavras

 

As palavras equidade e empatia não podem serem usadas somente para defender a esquerda ou a direita política, mas para defender a justiça nas diversas áreas da vida como a religiosa por exemplo com seus atenuantes (atenuantes tem a ver com equidade). Também digo que nem sempre a maioria tem razão e nem sempre a minoria tem razão. Além do mais é errado defender a direita ou a esquerda com o pensamento de grupo também chamado de pensamento de manada ao invés de pensar o que concorda e o que discorda no próprio posicionamento político e também no pensamento contrário. Não sei bem sobre a palavra equidade, mas muitos da direita rotulam quem usa a palavra "empatia" como alguém da esquerda deixando o monopólio da palavra e até sendo insensíveis por julgarem pessoas com transtornos mentais que pedem empatia e falam sobre "gatilho emocional" como sendo da esquerda ou estariam fazendo "mimimi" e não ajudando tais pessoas agindo assim, mas fazendo injustiça e falta de misericórdia e caridade (justiça e misericórdia andam juntas), Portanto, meu posicionamento político é mais a direita, mas por eu ser da direita e conservador e tem gente que nem usa a palavra conservador para se denominar e por levarem a palavra ao pé da letra julgam generalizando quem se identifica assim mas não age conservando tudo sem critério, esse é outro erro nesse contexto de posicionamento político, me denominar conservador não me faz membro de pensamentos de grupo com convicções dogmáticas que mudam segundo o pensamento do grupo pode mudar. Também há o erro, de pessoas da esquerda já poderem me julgarem mal como se eu fosse da extrema direita e apoiasse injustiças existem, acredito eu muitos que realmente acreditam nisso por inocência, mas muitas pessoas por outro lado são imorais por exemplo pelo pensamento materialista os cegar e agem com egoísmo e maldade por causa disso, podendo estar ligado a algum transtorno de personalidade ou não (não quis dizer transtorno mental como quem tem esquizofrenia ou depressão, mas sim de personalidade), mas eu avalio os pensamentos, ideias e conceitos e busco seguir a verdade e o bem.

Comportamentos de Fim de Relacionamento e Catarse

Normalmente após um termino de relacionamento as pessoas, tanto homens quanto mulheres, ficam do lado da mulher mesmo ela tendo atacado cruelmente o homem que precisou terminar por motivo justo e terminado de maneira pacifica. Isso é injusto e muito cruel, especialmente se a pessoa atacada tiver transtornos mentais como depressão e transtorno de ansiedade, assim como também é injusto desprezar alguém por ter se declarado. O certo é dizer com palavras e não o silêncio, que não tem interesse ao invés de mostrar desprezo com ou sem palavras. E se você estivesse no outro lado? É insensata a crença de que os homens não sofrem tanto por ataques emocionais. A catarse (se recuperar de um grande sofrimento) de alguém que se sentiu abandonada(o) ou atacado(a) deve ser através da arte, desabafando com alguém de confiança, da terapia com profissionais de saúde decentes (tem muito ruins e péssimos no Brasil), artes marciais (eu gosto muito de artes márcias e deixo claro eu buscaria esse tipo de atividade mesmo sem sem o intuito de catarse) e outros métodos não prejudiciais a ninguém.

Negligências na Igreja Católica

Um dos grandes motivos que leva a muitos membros da Igreja a grandes sofrimentos desnecessários e até frequentemente cruéis e a perda de almas e a perda de grande número de membros que é importante sim e não precisa se contrapor a qualidade deles é o problema dos escrúpulos que é tão negligenciados em importância e ações contra eles por quem sabe como combatê-los e possuem essa capacidade e facilidade.

E digo a vós colocadores de fardos desnecessários nas costas dos outros com a desculpa de ser necessário: se convertam, pois além de pecarem por fazer alguém que honestamente busca ser santo (eu realmente não acredito que muitas das pessoa que possuem escrúpulos os possuem por causa do orgulho algum, mas sim por falta de conhecimento da fé e sintomas de ansiedade ou seja “medo” e boa vontade) com o fardo leve de Cristo sofrerem podem mentir (o que é pecado) para forçar santidade. Tira a trave de vossos olhos “fariseus” modernos e usem a mente para o bem verdadeiro e honesto.

Outro problema que já aproveito para denunciar e que eu percebi em católicos influentes é acreditarem que quem está no início da conversão ou em outra etapa não pode ter “desertos da alma” e ainda fazerem juízo temerário acusando pessoas dizem terem passado, na verdade estavam sendo tíbios. Sei que erram pois eu buscando ser santo num início de conversão tive essa sensação de abandono de Deus após um tempo da conversão e até uma pessoa profissional da saúde mental me disse que Deus tinha me abandonado por rezar demais e eu acreditei e tive um sofrimento intenso por causa da fala dessa pessoa. Esse juízo temerário provavelmente não configura pecado mortal mas somente pode ter matéria grave por causa de atenuantes, pois quem diz algo assim e realmente tenta ser bom para Deus é vítima de escrúpulo (proveniente de má compreensão da Fé), por outro lado já vi dizerem sobre o assunto com deboche, o deboche e a falta de colocarem-se no lugar do próximo não atenua e talvez até aumente a gravidade, mas não julgo quem vi dizer isso, quem conhece totalmente bem o coração das pessoas e todas as circunstâncias é Deus.

Acredito ser muito importante existir um movimento na Igreja que estude escrúpulos (possuindo ouvidoria para conhecerem melhor as dúvidas das pessoas) e os combaterem de forma eficiente para aliviar o fardo das pessoas assim como Jesus Cristo fez.

A Paixão e a Verdadeira Lógica

A paixão pode cegar, mas a lógica vem mesmo que fracionada após um tempo e é importante ver a lógica verdadeira não falsas criadas por sentimentos ou pensamentos desordenados, seja por erro pessoal ou pela circunstância de miragem.

O Sentido da Vida

O sentido da vida é amar a Deus sobre todas as coisas, o próximo como a si mesmo ou como Jesus amou com caridade e salvar almas, mesmo as das pessoas mais pecadoras para o Céu, pois Deus ama a todos, não é a toa que todas as pessoas são vocacionados a santidade.

Vídeos da poesia Sentido da Vida e da música A Todos Amo ambos de minha autoria e sobre o tema dessa publicação.

Contra o Esoterismo

Um cristão não pode se envolver com o esoterismo (astrologia, numerologia, "lei do retorno"...), veja o que a Bíblia (há outras passagens contra) e o Catecismo da Igreja Católica dizem:
Bíblia:
"Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus". - Deuteronômio 18:9-13

"Abandonaram todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus e fizeram para si dois ídolos de metal na forma de bezerros e um poste sagrado de Aserá. Inclinaram-se diante de todos os exércitos celestiais e prestaram culto a Baal. Queimaram seus filhos e filhas em sacrifício. Praticaram adivinhação e feitiçaria e venderam-se para fazer o que o Senhor reprova, provocando-o à ira." - 2 Reis 17:16-17

Catecismo no número 2116:
"Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele."

Juízo Errado Sobre Doentes

Pessoas confundem estar enfraquecido por uma ou mais doenças com ser uma pessoa fraca ou incompetente para cuidar de si quando a pessoa já faz seu melhor e isso é revoltante pois é injusto.

A Depuração da Alma e a Compreensão de Deus

O pecado entra rápido na alma, mas a depuração (purificação) da mesma que se dá através da vontade de se afastar das ocasiões de pecado se afastando por exemplo de músicas indecentes que moldam a personalidade e portanto o estado da alma, leva tempo, não por ser difícil se afastar das más influências mas pelas consequências delas. A perfeição deve ser buscada e se dá pela perseverança, mas não se preocupe, todos estamos vulneráveis ao pecado e Deus entende isso, então se pecar confesse e tente novamente com amor e devoção seguir em frente e a medida do possível ser melhor. A santidade se alcança pela perseverança e com boas influencias na Terra com amor e devoção, e no Céu quem se salvar terá a recompensa da perfeição, da plena pureza e de ver os resultados de suas boas ações, como as pessoas que ajudou a salvar para a glória da paz e felicidade eternas com Deus o sublime bem e a sublime paz que nos conhece e nos ama.

Santo é um pecador que nunca desiste.

São João Paulo II

bottom of page